Governo federal discute criação de um memorial na Casa da Morte em Petrópolis

Encontro contou com o representante do Ministério de Direitos Humanos, Nilmário Miranda

A Casa da Morte, símbolo da ditadura militar na cidade de Petrópolis-RJ, foi o tema da reunião realizada entre atores da sociedade civil, parlamentares e representantes do governo federal nesta terça-feira (07/11).

A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura de Petrópolis, Diana Iliescu, do assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do governo federal, Nilmário Miranda e de representantes da sociedade civil.

A reunião aconteceu na sede do Ministério Público Federal, em Petrópolis, e teve como tema a criação de um memorial na Casa da Morte.

“Garantir um espaço de memória, de história do povo brasileiro, é fundamental para consolidar a democracia no nosso país”, defendeu Diana Iliescu.

Museu da Memória e da Verdade

No início do ano, a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) para transformar a Casa da Morte em um Museu da Memória e da Verdade.

“Não podemos esquecer do que ocorreu naquele local”, diz Dani Balbi.

O projeto de lei defende que a Casa da Morte seja transformada em um centro de memória e de pesquisas sobre a ditadura militar.

Tagged: , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.