Pesquisa revela que aprovação de Lula influencia preferência eleitoral em SP
Um recente estudo realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira, 20, apresenta um panorama sobre a aprovação do presidente Lula entre os habitantes da cidade de São Paulo e seu impacto nas preferências eleitorais para a prefeitura, destacando um maior puxão de votos para Guilherme Boulos (PSOL) em comparação ao apoio de Jair Bolsonaro (PL) para Ricardo Nunes (MDB).
De acordo com os dados coletados pelo instituto, a aprovação do presidente Lula atinge 54,9%, enquanto a desaprovação fica em 41,9% entre os paulistanos. A avaliação do governo Lula revela que 13,1% dos entrevistados o consideram ótimo e 25% bom.
Uma parcela de 28,4% classifica a gestão como regular, com 8,8% avaliando-a como ruim e 23,4% como péssimo. A pesquisa aponta que 1,3% dos participantes não souberam ou não quiseram opinar.
Além da aprovação presidencial, o estudo sondou os eleitores de São Paulo sobre a influência da preferência política nas eleições municipais.
O apoio do presidente Lula foi mencionado por 16,5% dos entrevistados como um fator decisivo na escolha de um candidato a prefeito, posicionando-se em terceiro lugar entre os critérios de escolha.
Notavelmente, 46,7% dos eleitores afirmaram que o projeto de governo é o principal fator em sua decisão, enquanto 22% indicaram que definirão seu voto apenas na semana da eleição. O apoio de Bolsonaro foi considerado determinante por 12,4% dos eleitores, com 2,3% indecisos ou sem resposta.