Operação Nephelos da PF desmantela grupo suspeito de tráfico de drogas pelo porto de Itaguaí
Nesta terça-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Nephelos, direcionada a um grupo suspeito de envolvimento no tráfico internacional de drogas pelo porto de Itaguaí. Os entorpecentes eram destinados a países europeus e africanos. As ações da PF envolvem um mandado de prisão e 25 de busca e apreensão em locais da Baixada Fluminense, Região dos Lagos, Região Metropolitana e São Paulo.
A 4ª Vara Federal do Rio expediu os mandados, e a Justiça determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 3,15 milhões para desarticular financeiramente a organização criminosa.
As investigações tiveram início após a apreensão de 342 quilos de cocaína no porto de Itaguaí, em abril de 2021. Na ocasião, os criminosos esconderam a droga em toras de madeira dentro de um contêiner destinado à Europa.
Ao longo das apurações, a polícia identificou uma estrutura permanente do grupo criminoso, que não se limitava apenas ao tráfico de drogas, mas também envolvia o comércio ilegal de armas de fogo. O esquema incluía mecanismos para burlar as fiscalizações portuárias e aduaneiras.
Os membros da quadrilha enfrentarão acusações que podem resultar em penas combinadas, variando de 17 a mais de 45 anos de reclusão. Os crimes incluem comércio ilegal de armas de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis.