“Mulher Preta na Política”: Museu do Amanhã recebe Dani Balbi e Olivia Santana

Evento marcará o lançamento do livro “Mulher preta na política” de Olívia Santana

Neste sábado (15/07), às 16:30, o Museu do Amanhã realizará o lançamento do livro “Mulher preta na política” da deputada baiana Olívia Santana (PCdoB). Ao lado de Olívia, estará a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ).

O livro é um convite à participação negra e feminina nos espaços de decisão. A deputada baiana Olívia Santana, uma das mulheres negras pioneiras na ocupação de cargos públicos, compartilha mais de 35 anos de trajetória nas lutas sociais com a publicação de seu primeiro livro: Mulher Preta na Política. Realizado em parceria com a editora Malê, o livro é um relato pessoal, um documento histórico e um gesto de convocação para que mais mulheres negras adentrem o espaço da política.

Forjada no poder da oralidade transmitido pela Yalorixá Feliciana, que detinha grande legitimidade na comunidade do Alto do Canjira, por sua capacidade de organização e acolhimento, Olívia conta no livro como seu tino de contestadora atravessou toda sua vida e a levou aos fóruns de deliberação e empoderamento.

O livro Mulher Preta na Política é para Olívia Santana um manifesto de suas escrevivências, conceito de Conceição Evaristo desenvolvido como uma articulação entre escrita e oralidade, possibilidade de transmitir uma história e também se curar das chagas da injustiça social através da palavra. Às intelectuais negras que a inspiram em sua jornada, como Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros e Keeanga-Yamahtta Taylor, Olívia se soma na disputa de narrativas que a voz e a escrita de mulheres negras vem travando com “os perigos da história única”, tão bem descritos por Chimamanda Ngozi Adichie no TED Talk, em 2009.

Convidades:

Olívia Santana – ativista antirracista, deputada estadual da Bahia

Dani Balbi – professora, roteirista e deputada estadual do Rio de Janeiro

Tagged:

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.