MIS lança edital de fotografia para estudantes de escolas públicas

Edital é mais um instrumento da Fototeca Estadual do Rio de Janeiro; espaço foi criado por lei de autoria da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB)
O Museu da Imagem e do Som (MIS), por meio de sua Fototeca, lançará nos próximos dias um edital para que jovens estudantes de escolas estaduais do Rio de Janeiro enviem suas fotografias. O anúncio foi feito por Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS. O objetivo é premiar até 12 jovens fotógrafos.
O edital faz parte da parceria entre o MIS e a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), responsável pela criação da Fototeca. De acordo com a deputada, a Fototeca terá também um Conselho Curador com participação da sociedade civil.
Representante do movimento de fotógrafos que culminou na criação da Fototeca, Vitor Vogel valorizou a iniciativa e lembrou que também é importante a criação de instrumentos de formação e capacitação para os jovens fotógrafos da periferia.
Fototeca
A Fototeca Estadual do Rio de Janeiro foi criada a partir da Lei 10.063/2023, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB). O espaço tem como objetivo conservar e democratizar o acesso a acervos fotográficos que retratam a história e a cultura fluminense.
Um dos destaques da Fototeca é a sala batizada em homenagem ao fotógrafo Januário Garcia, reconhecido por seu trabalho documental e artístico. O museu já preserva mais de 100 mil itens fotográficos em seu acervo iconográfico, acumulados ao longo de seis décadas.
A criação da Fototeca é resultado de uma articulação entre fotógrafos, historiadores e documentalistas, que há anos debatiam a necessidade de um espaço público dedicado à preservação e ao fomento da fotografia no estado.
Serviço
A Fototeca Estadual do Rio de Janeiro está aberta ao público com agendamentos disponíveis no site oficial do MIS (www.mis.rj.gov.br). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa.
Foto: Hiago Farias.