Ministro do STF determina que Castro preste esclarecimentos sobre ação policial no Complexo da Maré

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma ordem para que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), forneça esclarecimentos sobre a recente ação policial que resultou na morte de três pessoas no Complexo da Maré, ocorrida na última terça-feira (11).

Em despacho, Fachin solicitou que o governador seja notificado com urgência para tomar ciência da petição protocolada no tribunal e informar imediatamente as providências adotadas.

A determinação do ministro surge em resposta a um pedido apresentado pelo Psol e pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, os quais solicitaram a implementação de protocolos para futuras ações na região.

Entre as demandas destacadas na petição estão a exigência da utilização de câmeras corporais com gravação contínua, a disponibilização de ambulâncias e a preservação dos locais onde ocorreram mortes para fins de perícia.

A operação policial no Complexo da Maré prossegue pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira (12). Na terça-feira, uma ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) contra suspeitos de roubo de veículos resultou na prisão de 24 pessoas e na morte de três indivíduos, incluindo um policial militar. Em resposta, traficantes bloquearam algumas das principais vias expressas da cidade.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.