Emissão de guia para pagamento do IPVA no Rio começa nesta terça-feira

Os proprietários de veículos no Rio de Janeiro precisam ficar atentos, pois a Guia de Regularização de Débitos (GRD) do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) estará disponível para emissão a partir de 9 de janeiro, terça-feira. A guia pode ser emitida acessando o Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda ou o site do Bradesco.

Os donos dos veículos precisarão do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ para realizar o cadastro e emitir a guia. O pagamento do IPVA pode ser efetuado em qualquer agência bancária, oferecendo a opção de pagamento integral com um desconto de 3% ou parcelamento em até três vezes sem abatimento.

Os vencimentos variam de acordo com o número final da placa do veículo, iniciando em 22 de janeiro para placas terminadas em 0 e se estendendo até 2 de fevereiro para as placas com final 9. As alíquotas do imposto são de 4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para veículos movidos a GNV e 0,5% para os movidos exclusivamente a energia elétrica, com os valores baseados nos preços de mercado estimados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os contribuintes devem se manter vigilantes quanto a possíveis golpes online, evitando sites fraudulentos que emitem boletos falsos ou sugerem pagamento via Pix, um método não aceito pelo Fisco Estadual. A Secretaria recomenda que qualquer atividade suspeita seja reportada à Polícia Civil.

Para mais informações, dúvidas ou serviços adicionais, como a Consulta Pública de Pagamentos, os contribuintes podem acessar o Portal do IPVA, utilizar a assistente virtual do site, ou entrar em contato através dos números de telefone e e-mail fornecidos pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.