Cota Trans ganha Copacabana na 29ª Parada Do Orgulho LGBTI+

29ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2024 lotou a Praia de Copacabana neste domingo (24.11)

A luta pela aprovação do projeto de Cotas para pessoas trans nas universidades do estado do Rio de Janeiro ganhou as ruas da Praia de Copacabana durante a 29ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2024 neste domingo.

A concentração dos participantes começou às 11h, na Avenida Atlântica, na altura do posto 5. O início do desfile foi marcado para as 15h e seguiu da Atlântica até a Rua Rodolfo Dantas.

Neste ano, o público acompanhaou as apresentações de artistas apoiadores da causa em dez trios espalhados pela orla. Entre eles Duda Beat, Diego Martins, Unna X, Gael, Mc Bianca, WD, Reddy Allor, Thaís Macedo e Pedro Mussum. O Hino Nacional foi interpretado mais uma vez pela atriz, cantora, DJ, escritora e performer Valéria Barcellos, celebrando a representatividade da mulher trans. Durante 12 anos o hino foi cantado pela Divina Diva Jane Di Castro, que morreu em 2020.

A Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro busca promover o contato da população em geral com a diversidade presente no mundo. Com base nesses dados, trabalha para que gerações futuras cresçam em um lugar melhor e se desenvolvam em uma sociedade mais tolerante, sem LGBTQIA+fobia.

Autora do projeto que cria as cotas para pessoas trans no estado do Rio, a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) explicou a importância da iniciativa. “Precisamos incluir essa população nas políticas públicas do estado”, defendeu a deputada na coletiva de imprensa do evento.

Também participaram da entrevista coletiva a deputada federal Jandira Feghali e a vereadora de Petrópolis Livia Miranda.

Tagged: ,