Carlos Fávaro anuncia medidas para impulsionar o agro brasileiro
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, expressou preocupação com a iminência de uma possível crise no setor do agronegócio.
Essa preocupação se deve principalmente à quebra na safra de grãos, aos preços em baixa das commodities e aos altos custos de produção.
Durante uma entrevista concedida ao Estadão/Broadcast, Fávaro afirmou que o governo está monitorando de perto essa situação e tomará medidas preventivas antes que a crise se concretize.
O Ministro enfatizou que a situação atual pode se agravar, mas assegurou que o governo está preparado para lidar com a crise, caso ela ocorra.
Entre as medidas emergenciais que serão adotadas estão a concessão de crédito, a possibilidade de renegociar dívidas e o apoio à comercialização dos produtos agrícolas.
Além disso, Fávaro demonstrou otimismo em relação às mudanças previstas no seguro rural e ao programa de conversão de pastagens degradadas.
As ações do governo têm como objetivo evitar problemas financeiros para os produtores e impedir que eles enfrentem inadimplência ou tenham que recorrer a processos judiciais.
O Ministro também destacou a atenção sensível do Presidente Lula em relação a essa situação e a importância de medidas preventivas.