Bomba! Suprema Corte dos EUA autoriza candidatura de Trump nas eleições dos EUA

A Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu uma decisão na segunda-feira, permitindo que o ex-presidente Donald Trump concorra nas eleições presidenciais previstas para novembro deste ano.

A corte, com uma maioria de juízes conservadores, julgou a favor de Trump, mantendo-o como um pré-candidato qualificado pelo Partido Republicano, partido pelo qual é considerado favorito.

Esta decisão unânime da corte vem na sequência de um recurso apresentado pela defesa de Trump contra uma sentença proferida pela Justiça do Colorado, que o havia desqualificado com base em alegações de sua participação em uma insurreição em 6 de janeiro de 2021.

A Justiça do Colorado argumentou que Trump violou um artigo da Constituição dos EUA ao apoiar a invasão do Capitólio em Washington.

Os juízes da Suprema Corte, contudo, decidiram que a responsabilidade de determinar a elegibilidade de um candidato às eleições recai sobre o Congresso dos Estados Unidos, e não sobre os estados individualmente. Esta decisão aplica-se a nível nacional, eliminando a possibilidade de Trump ser excluído da corrida eleitoral em qualquer estado.

A controvérsia girou em torno da interpretação de um trecho da 14ª emenda da Constituição dos EUA, que proíbe pessoas que tenham participado de insurreição ou rebelião contra o país de ocupar cargos públicos. A defesa de Trump argumentou que esta cláusula não se aplica aos presidentes, uma interpretação que foi aceita pela Suprema Corte.

Esta decisão chega em um momento crucial, na véspera da Superterça, quando 15 estados e um território votam simultaneamente nas prévias eleitorais. A resolução do caso destaca a divisão de opiniões sobre a elegibilidade de Trump, refletindo debates mais amplos sobre a interpretação da Constituição e o papel do Judiciário na política eleitoral dos EUA.

Com informações do G1

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.