Câmara do Rio promove semana especial para discutir políticas culturais
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro abrirá suas portas para uma semana dedicada à cultura, com o evento “Semana das Culturas Urbanas e Populares”, organizado pela Comissão Permanente de Cultura. Entre os dias 7 e 11 de agosto, o Palácio Pedro Ernesto será palco de mesas de debate, rodas de conversa, exposição e oficinas de capacitação, tudo de forma gratuita e aberta ao público.
O objetivo da iniciativa é compartilhar conhecimentos e instrumentalizar os agentes culturais da região, especialmente em relação às Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que disponibilizam recursos para projetos culturais. Durante as atividades, os participantes receberão dicas sobre como enquadrar seus projetos para viabilizar suas ideias e também aprenderão estratégias para divulgar suas obras artísticas nas redes sociais.
A “Semana das Culturas Urbanas e Populares” contará com uma abertura diversificada, discutindo a ocupação de espaços públicos com representantes indígenas, do mundo da gastronomia, do graffiti e do cenário musical. A exposição “O Museu somos nós”, da Rede de Museologia Social, será inaugurada no saguão da Câmara e estará aberta ao público durante toda a semana.
O evento será encerrado com uma mesa dedicada às políticas culturais, com a presença de representantes da Comissão de Cultura da Câmara, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Fundação Casa de Rui Barbosa.
A Semana das Culturas Urbanas e Populares é uma oportunidade para ouvir os fazedores de cultura e enriquecer o debate sobre políticas públicas para o setor. O vereador Edson Santos (PT), presidente do colegiado, destaca a importância do evento para compor um mosaico das manifestações culturais da cidade.
As atividades têm vagas limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail semanadasculturas.cmrj@gmail.com.
Serviço: 07/08 – Mesa de Abertura “Cultura e cidade” às 10h, no Salão Nobre e Abertura da exposição “O Museu somos nós” às 14h, no Saguão José do Patrocínio.
08/08 – Roda de conversa sobre samba às 10h, no Salão Nobre; Roda de conversa sobre saberes tradicionais, territórios cariocas e plantas medicinais às 14h, no Salão Nobre; Roda de conversa sobre a salvaguarda da capoeira às 18h, no Auditório.
09/08 – Oficina de elaboração de projetos culturais às 14h, na Sala das Oficinas (Rua Treze de Maio, 13/3º andar).
10/08 – Roda de conversa sobre o Edital de Ações Locais às 14h, no Salão Nobre; Roda de conversa sobre a cultura hip hop às 18h, no Auditório.
11/08 – Oficina de redes sociais para projetos culturais às 11h, na Sala das Oficinas; Debate sobre áreas ou meios de proteção do ambiente cultural: Horto, Paquetá, Caju, Santa Cruz e São Cristóvão às 14h, no Salão Nobre; Mesa de Encerramento “Cultura, Executivo e Legislativo – funções e oportunidades” às 17h, no Plenário Teotônio Vilela.