Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros
Na noite de terça-feira, 7 de novembro de 2023, o vereador Aldecyr Maldonado, popularmente conhecido como Cici Maldonado, foi vítima de um trágico assassinato a tiros em São Gonçalo, município do estado do Rio de Janeiro. O político estava em sua residência, no bairro Porto da Madama, quando o incidente ocorreu. Segundo informações veiculadas pela TV Globo, o crime foi cometido por homens armados que se aproximaram de sua casa, abrindo fogo contra o vereador.
A fatal investida aconteceu logo após dois dos assessores do vereador terem deixado-o em sua casa. Ao ouvir os disparos, Cici Maldonado foi verificar o que estava ocorrendo do lado de fora de sua residência, sendo atingido por um tiro na cabeça. Ele foi prontamente socorrido e encaminhado ao Pronto-socorro de São Gonçalo. No entanto, os esforços da equipe médica não foram suficientes para salvar sua vida, e o vereador veio a óbito em decorrência dos ferimentos.
O crime chocou a comunidade local e provocou uma onda de consternação entre os moradores e colegas políticos de Cici Maldonado. A Câmara Municipal de São Gonçalo emitiu uma nota oficial, expressando pesar e solidariedade diante da tragédia:
“É com profundo pesar que a Câmara Municipal de São Gonçalo, em nome de todos os vereadores, servidores e assessores da casa, se solidariza com familiares, amigos e eleitores pelo falecimento do vereador Cici Maldonado ocorrido no dia de ontem (7 de novembro de 2023). São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro, que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade.
Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor. O presidente da Câmara, Alécio Breda Dias (Lecinho), em respeito aos familiares e amigos, decreta luto oficial por 3 dias em razão da morte do vereador Cici Maldonado.”
A polícia de São Gonçalo está investigando o assassinato do vereador Aldecyr Maldonado e busca identificar os autores e as motivações por trás desse ato de violência. Até o momento, não foram divulgadas informações adicionais sobre possíveis suspeitos ou os detalhes da investigação em curso.