Subsecretário do governo Castro pede exoneração e pode fazer denúncias explosivas

Nesta segunda-feira, 5, o advogado Victor Travancas, anteriormente subsecretário do gabinete do governador Cláudio Castro, anunciou sua exoneração após apresentar um relatório sobre as falhas de segurança na Marquês de Sapucaí.

Travancas declarou que levará suas denúncias à Justiça e se mostrou disposto a colaborar com a imprensa, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

No comunicado à imprensa, Travancas afirmou: “Como fui assessor do governador e subsecretário de gabinete, certamente tenho informações que serão preciosas para a imprensa, Ministério Público Federal e para a Polícia Federal”.

Ele também mencionou a tentativa do governo de mantê-lo refém e anunciou sua intenção de publicar uma denúncia por dia.

O advogado enfatizou que já havia pedido exoneração anteriormente, em 23 de janeiro de 2024, para se afastar das investigações de corrupção que pairavam sobre o governo.

No entanto, a exoneração não foi concedida pelo governo, levando-o a tomar a decisão de se afastar do cargo.

Travancas ressaltou sua determinação em não ser cúmplice dos supostos crimes cometidos pelo governo, e prometeu denunciar e divulgar diariamente cada uma das irregularidades que conhece, devido à sua experiência como ex-assessor do governador e ex-subsecretário do gabinete.

O advogado solicitou uma ampla divulgação de sua decisão, encerrando sua nota com as seguintes palavras: “Peço ampla divulgação da minha decisão.”

Leia a íntegra da nota!

“Senhores Jornalistas:

Tendo em vista a posição do Governador, amparado pela irreponsavel declaraçao do Coronel Leandro Monteiro, reiterei (ate com um certo alívio ) o requerimento de exoneração a pedido do Cargo do Subsecretario do Gabinete do Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Com relacao as denuncias que fiz sobre a insegurança no Carnaval, uma vez que nao faço mais parte do Governo, levarei hoje mesmo como advogado as mesmas conhecimento da Justiça.

Conforme voces podem lê com atencao, no documento oficial abaixo, assinado por mim em 23/01/2024, eu ja havia pedido minha exoneracao do cargo para me distanciar das inumeras investigacoes de corrupcao de pairam sobre o Governo.

Infelizmente, o Governo se recusou a me exonerar e quer me manter refém, agora, de mais este crime contra a sociedade, que é a falta de fiscalizacao sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

De forma alguma serei cumplice dos crimes cometidos pelo Governo, crimes estes que passarei a denunciar e a publicar diariamente (um por um) para conhecimento da sociedade.

Como fui assessor do Governador e Subsecretario do Gabinete, certamente tenho informacoes que serao preciosas para imprensa, para o MPF e para a Policia Federal.

Peço ampla divulgacao da minha decisao.

Atenciosamente,

Dr. Victor Travancas

Advogado

Ex-Subsecretario do Gabinete do Governador Claudio Castro”.