Making Of – Bastidores da Política no Rio

Por Carlos Marques

Consenso?

A recente afirmação de Marcelo Freixo (PT) de que Eduardo Paes (PSD) é “o nome de consenso do campo democrático” para a prefeitura do Rio em 2024 causou estranheza em outros partidos de esquerda da cidade. Dirigentes de PCdoB, PSOL e REDE afirmam não existir esse consenso.

PSOL em 2024 no Rio

O PSOL pretende ter candidatura própria na disputa pela prefeitura do Rio. Resta saber se o nome será o do deputado federal Tarcisio Motta ou da deputada estadual Renata Souza. Tarcísio é o preferido da direção no Rio. Já Renata tem o apoio da direção nacional.

Agetransp sob nova direção

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na semana passada as indicações de Adolpho Konder e Charlles Batista para o conselho da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias (Agetransp). Os dois foram indicados pelo governador Claudio Castro (PL).

De galho em galho

Adolpho Konder já foi presidente do diretório acadêmico da Puc-Rio e fez parte da juventude César Maia. Compôs o governo de Aparecida Panisset como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Gonçalo. Em 2019, na gestão do prefeito Marcelo Crivella, foi presidente da MultiRio e, no mesmo ano, secretário municipal de Cultura. Com Cláudio Castro, assumiu em 2020 a presidência do Detran e, em 2022, a presidência estadual do PROS.

Um bolsonarista na Agetransp

Já o bolsonarista Charlles Batista, membro da Polícia Rodoviária Federal, foi eleito vereador em São João de Meriti em 2016. Em 2020, assumiu como deputado estadual pelo PSL. Em 2022 tentou uma vaga de deputado federal pelo PL, mas não foi eleito.

O Rio no Ministério da Justiça

O Rio de Janeiro ocupou o Ministério da Justiça. O ex-presidente da UNE e ex-candidato a vereador pelo PCdoB no Rio, Ricardo Cappeli, está na Secretaria Executiva. O ex-deputado federal pelo PT e ex-presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, está na Secretaria de Proteção ao Consumidor. E a advogada Estela Aranha assumiu a Secretaria de Direitos Digitais.

PCdoB no Banco dos Brics

O professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Uerj, Elias Jabbour, será o Diretor de Pesquisas do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics, em Xangai. Membro do Comitê Central do PCdoB, Jabbour é uma indicação da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). A escolha não foi por acaso: autor de diversos livros sobre o tema, Elias é o maior especialista brasileiro em pesquisas sobre o desenvolvimento da China.

Brizolandia em Nilópolis?

O ex-vereador do Rio, Leonel Brizola Neto, pode mudar de domicílio eleitoral. Crescem os rumores de que o político será o candidato a prefeito do PT em Nilópolis em 2024.

Tagged: , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.