Lula lidera o páreo de 2026 em plena pesquisa encomendada pelo PL
Uma pesquisa nacional encomendada pelo Partido Liberal (PL) aponta que os principais protegidos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro, estão distantes de se tornarem competidores fortes na corrida pela Presidência nas eleições de 2026.
De acordo com informações da colunista Bela Megale, do jornal O GLOBO, o levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, que será divulgado durante esta semana para a liderança do partido, revela que, na pesquisa espontânea, que ouviu 2.026 participantes, apenas duas mencionaram o nome de Michelle Bolsonaro de forma direta, o que corresponde a 0,1% dos entrevistados.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por sua vez, foi citado por 16 indivíduos, representando 0,8% dos consultados.
Nesse cenário, Lula lidera a pesquisa espontânea com 20,3% das citações, seguido por Bolsonaro, mesmo estando inelegível, com 14,4%.
Os dados evidenciam que, na modalidade espontânea, onde os entrevistados não são incentivados a escolher nomes, a maioria do eleitorado ainda não possui uma decisão clara sobre em quem votará nas eleições presidenciais de 2026. Um total de 54,6% dos participantes afirmou não saber ou optou por não opinar.
O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 24 e 28 de janeiro, abrangendo 164 municípios nas 27 unidades federativas do país.