Lula busca apaziguar preocupações de motoristas de app com projeto de regulamentação
Em meio a manifestações e paralisações de motoristas de aplicativos em várias cidades do Brasil, incluindo Brasília e Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou esforços para comunicar os objetivos de um novo Projeto de Lei (PL) proposto pelo governo.
O PL visa regularizar a profissão de motorista de aplicativo, oferecendo um conjunto de direitos trabalhistas e previdenciários sem comprometer a autonomia dos profissionais em definir seus horários e jornadas de trabalho.
De acordo com a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, o presidente expressou a ministros sua preocupação com a recepção da medida pelos motoristas e destacou a importância de uma comunicação eficaz sobre os benefícios do projeto.
Lula enfatizou que o projeto não imporia a sindicalização dos motoristas, buscando preservar sua independência enquanto assegura proteções trabalhistas.
O Brasil contava com aproximadamente 1,5 milhão de motoristas de aplicativo em 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A medida proposta pelo governo Lula tem como objetivo equilibrar a necessidade de regulamentação da profissão com a manutenção da flexibilidade valorizada pelos trabalhadores do setor.