Complexo do Alemão vai ganhar campus do Instituto Federal do RJ
Governo Lula investe em educação de qualidade em uma das principais favelas do Rio de Janeiro
Foi confirmada nesta segunda-feira (24) a construção de um novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no Complexo do Alemão, um dos maiores conjuntos de favelas da zona norte da capital fluminense. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de líderes comunitários e representantes de iniciativas sociais do complexo.
A instituição federal de ensino público e gratuito atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, como ensino técnico de nível médio, graduação e pós-graduação. O IFRJ já atua em 14 municípios do estado do Rio de Janeiro, agregando mais de 16 mil estudantes e oferecendo cerca de 150 cursos.
A desapropriação do terreno onde será construída a unidade foi feita pelo município do Rio de Janeiro, para repasse ao governo federal.
Na cerimônia, Eduardo Paes destacou a importância de uma unidade de ensino superior no Complexo do Alemão e de como isso ajudará as pessoas na promoção do conhecimento na comunidade. “Já está assinada a desapropriação do terreno para a construção do IFRJ no Complexo do Alemão. Este é um momento superimportante. Há alguns anos esperamos a vinda do IFRJ para a cidade. Foi um compromisso que o presidente Lula assumiu durante a campanha e agora está cumprido” afirmou Paes.
Camilo Santana parabenizou a comunidade e também falou sobre a importância da educação formal para melhorar a vida das pessoas. “Essa é uma dívida. Nenhum país liberta as pessoas se não existir educação”. De acordo com o ministro, serão investidos R$ 25 milhões na unidade do IFRJ no Complexo do Alemão.
Segundo o ministro, os institutos federais são importantes para a formação da qualidade técnica e graduação dos jovens e têm por objetivo promover a inclusão e o acesso igualitário à educação, bem como beneficiar pessoas de todas as faixas etárias, ampliando as oportunidades educacionais.
A parceria se deu por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). A secretária Tatiana Roque destacou que o novo instituto será muito importante para a cidade, mas principalmente para os moradores do Alemão e das imediações.
“É uma escola técnica profissional de alta qualidade. Vamos ter muitas parcerias com esse projeto, qualificar nossa população para a área de tecnologia. Agora podemos dar um passo além com essa integração com o IFRJ”, destacou a secretária.
Comunidade
O coordenador do programa Nave do Conhecimento, Jefferson Alves, ressaltou que a chegada da IFRJ ao Complexo do Alemão é uma grande oportunidade para juntar forças pela educação dentro da favela. O ministro e o prefeito estiveram na comunidade para inaugurar a Nave do Conhecimento no Alemão. O Programa da prefeitura do Rio visa democratizar o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos, por meio de oficinas, cursos e eventos.
“Esse momento é espetacular, sobretudo para a galera do Complexo do Alemão, pois vai permitir a criação de novas referências e agentes multiplicadores. Porque nós, de origem de favela, em muitos casos a gente enxerga a universidade como algo distante. Parabenizo a galera que está nessa luta há anos e que consigamos fazer um link com o IFRJ pela democratização do conhecimento”, afirmou Alves.