AGU: Damares pode ser investigada por fake news sobre Marajá

O advogado-geral da União, Jorge Messias, anunciou no sábado, 24, a mobilização da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) para identificar e combater a disseminação de notícias falsas envolvendo a Ilha de Marajó.

Em declaração nas redes sociais, Messias enfatizou o compromisso do Governo Federal com o respeito e a dignidade dos marajoaras, destacando esforços para desarticular redes de tráfico humano e exploração sexual e infantil em todo o país.

O Ministério dos Direitos Humanos, liderado pelo ministro Silvio Almeida, solicitou a atuação da AGU frente à circulação de informações inverídicas sobre o arquipélago.

A ação governamental se insere no contexto de viralização da música “Evangelho de Fariseus” da cantora gospel Aymeê, que traz à tona alegações de violações de direitos humanos na Ilha de Marajó, mesclando fatos e ficções.

Este movimento ganhou mais visibilidade após a senadora e ex-ministra Damares Alves utilizar o conteúdo para sustentar suas alegações.

Em 2022, Alves já havia sido acusada de promover desinformação sobre tortura e mutilação de crianças no Marajó, acusações que não foram confirmadas por investigações do Ministério Público Federal.

Confira!

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.