Elias Jabbour recebe, nesta sexta, título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concede nesta sexta-feira (24/10) o título de Cidadão Honorário da cidade ao presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Elias Jabbour (PCdoB), em reconhecimento à sua contribuição intelectual e à atuação pública voltada ao desenvolvimento urbano.
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro entrega nesta sexta-feira (24/10) o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro ao presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), Elias Jabbour. A homenagem é de autoria do vereador Salvino Oliveira (PSD) e reconhece personalidades que prestaram serviços de relevante interesse para a cidade.
Jabbour foi nomeado para o comando do IPP pelo prefeito Eduardo Paes no fim de 2024. Antes disso, atuou como diretor de Pesquisas do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira ligada ao bloco dos Brics e presidida pela ex-presidente Dilma Rousseff.
Geógrafo e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, Jabbour é autor de diversos livros e artigos sobre o desenvolvimento econômico da China, tema que o tornou uma das principais referências brasileiras na área. Em 2022, foi agraciado com o Special Book Award of China, principal prêmio concedido pelo Estado chinês a escritores estrangeiros que contribuem para o intercâmbio cultural e acadêmico.
A concessão do título foi aprovada em plenário, mas registrou votos contrários dos vereadores Fernando Armelau (PL), Carlos Bolsonaro (PL), Dr. Rogério Amorim (PL), Diego Faro (PL), Rafael Satiê (PL) e Marcos Dias (Podemos) — todos integrantes da oposição ao prefeito Eduardo Paes. Dirigente do PCdoB, Elias Jabbour é também pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.
