Câmara de Vereadores de Petrópolis discute Tarifa Zero nos ônibus
Iniciativa é da vereadora Professora Lívia Miranda (PCdoB), autora do projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Tarifa Zero (FUNTAZ) para os ônibus da cidade
A gratuidade nos ônibus da cidade de Petrópolis-RJ está mais perto de virar realidade. Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Petrópolis projeto de lei de autoria da vereadora Professora Lívia Miranda que institui o Fundo Municipal de Tarifa Zero (FUNTAZ). O FUNTAZ tem por objetivo implementar a Tarifa Zero no transporte público coletivo da cidade. O texto também indica as fontes que podem subsidiar o fundo e cria regras de gestão e fiscalização do mesmo.
“Um transporte público fortalecido, de qualidade e acessível à população tem reflexos importantes na melhoria da qualidade e das condições de vida nas áreas urbanas, na proteção do meio ambiente com a diminuição dos veículos particulares e no fortalecimento do comércio local, uma vez que amplia a circulação de pessoas, gerando fluxo e vitalidade nas regiões. Há também benefícios à economia familiar e ao acesso à educação, emprego e cultura”, defende a vereadora.
Eleita em outubro passado, Lívia Miranda é ex-assessora da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) na Alerj e liderança do campo educacional em Petrópolis. O FUNTAZ foi o primeiro projeto protocolado pela vereadora na Câmara de Petrópolis.