O que será do IPP no novo governo Paes?

Prefeito Eduardo Paes (PSD) sofre pressão para ignorar quadros técnicos e fazer indicações políticas no órgão. O Instituto Pereira Passos (IPP) é o principal espaço de pesquisas para a orientação de políticas públicas da prefeitura do Rio de Janeiro.

Um tema que tem preocupado especialistas em políticas públicas na cidade do Rio de Janeiro nas últimas semanas é o futuro do Instituto Pereira Passos (IPP).

Principal órgão responsável pelas informações do município, o órgão tem sido alvo da cobiça de partidos políticos que apoiaram Eduardo Paes (PSD) na última eleição.

O IPP foi criado pela Lei Nº 2.689/1998. Desde então, o IPP virou referência nacional e internacional em gestão de dados e em desenvolvimento de informações, estatísticas, mapeamento, estudos e pesquisas que servem de suporte para o monitoramento e a criação das políticas públicas de assistência à população. 

Leia mais: Secretariado de Eduardo Paes já está praticamente definido

Sua missão é coletar, gerir e disponibilizar dados e informações sobre a cidade, apoiando políticas públicas e intervenções urbanas com evidências qualificadas. Indicadores, desenho de políticas públicas, junto de seus processos de monitoramento e avaliação, são a rotina do IPP. 

A atual gestão é presidida por Manoel Vieira Gomes Júnior. Ele é Conselheiro Estadual de Tombamento do Rio de Janeiro, ex-Superintendente do IPHAN-RJ, ex-Secretário de Cultura e Turismo de Cabo Frio, ex-Secretário de Cultura de Saquarema, ex-Diretor Geral do INEPAC e ex-Gerente Geral do Maricá das Artes.

Direito à cidade

Especialistas acreditam que o IPP poderia ser o principal órgão para a formulação de políticas voltadas para o chamado direito à cidade. Para isso, seria necessário o seu “insulamento burocrático”.

“Insulamento burocrático” é um conceito da ciência política para definir órgãos que são isolados da disputa política patrimonialista de curto prazo em favor de uma visão mais geral de política pública de longo prazo.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.