Gleisi Hoffmann apoia discurso de Lula na Cúpula do futuro em Nova York

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, manifestou seu apoio às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Cúpula do Futuro, evento que precedeu a 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Em uma publicação na rede social Blue Sky, Hoffmann destacou a importância da ambição e da ousadia dos líderes mundiais para superar desafios globais como fome, pobreza, crise climática e ameaças à democracia.

Hoffmann citou: “O Lula está certo: fome, pobreza, crise climática e ameaças à democracia exigem mais ambição e ousadia por parte de quem governa as nações, e uma reforma profunda nos organismos multilaterais, a começar pela ONU. Menos guerras e mais solidariedade entre os povos”.

No discurso na cúpula, Lula agradeceu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, pela organização do evento e sublinhou a urgência de reformas na governança global.

Ele ressaltou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem se tornar “nosso maior fracasso coletivo” sem progressos significativos em sua implementação.

Além disso, Lula propôs a criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e criticou a sub-representação do Sul Global em organizações internacionais, defendendo transformações essenciais para que a ONU possa efetivar seu papel histórico.