Datafolha: Paes lidera corrida à Prefeitura do Rio com 59%

Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio de Janeiro, mantém a liderança na corrida pela prefeitura com 59% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5). A pesquisa foi contratada pela Globo e é a primeira após o encerramento dos registros de candidaturas na Justiça Eleitoral.

O levantamento aponta uma oscilação de Paes em relação à pesquisa anterior, realizada em agosto, quando ele registrou 56% das intenções de voto. Na sequência aparecem Alexandre Ramagem (PL) com 11% e Tarcísio Motta (PSOL) com 6%. Ambos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 3 e 4 de setembro, com 1.106 eleitores, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-07390/2024.

Outros Candidatos e Rejeição

Entre os demais candidatos, Rodrigo Amorim (União Brasil) registra 2%, seguido por Marcelo Queiroz (PP), Cyro Garcia (PSTU), Juliete Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo), todos com 1%. Henrique Simonard (PCO) aparece com 0%. Votos em branco, nulos ou nenhum somam 11%, enquanto 7% dos entrevistados não souberam responder.

A pesquisa espontânea revelou que 39% dos eleitores ainda estão indecisos. Em termos de rejeição, Alexandre Ramagem lidera com 29%, seguido por Tarcísio Motta com 24% e Cyro Garcia com 23%.

Avaliação da Gestão

A administração de Eduardo Paes foi avaliada como ótima ou boa por 50% dos entrevistados, um aumento em relação aos 45% da pesquisa anterior. Já 13% consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto 35% a classificaram como regular.