Lula anuncia doação de 200 mil toneladas de carne para o RS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), que empresários do setor da carne vão doar 2 milhões de quilos do produto ao Rio Grande do Sul.
A região enfrenta dificuldades devido às enchentes, que afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas em 469 das 497 cidades gaúchas, deixando um saldo de 169 mortos desde o dia 29 de abril.
“Todas essas doações, que já somam 2 milhões de quilos de carne, vão chegar aos gaúchos e gaúchas. Sou muito grato ao setor de proteína animal por terem aceitado o chamamento desta reunião para pensarmos juntos ações de solidariedade para o Sul”, afirmou o presidente durante uma reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), acompanhado do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no Palácio do Planalto.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que o governo irá organizar a logística de entrega das carnes junto a abrigos e a cozinhas solidárias, com apoio de centros de distribuição das empresas privadas. Ele destacou as articulações com o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), responsável pela Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
“Será feita uma organização com as entidades, como governo, fiquei como ponto focal aqui, vou procurar o governador, o ministro Paulo Pimenta, para que a gente crie essa rede para saber o que, para quem, qual quantidade e quantas pessoas são servidas em cada centro onde serve alimentação”.