Lula promete recuperar indústria naval e anuncia apoio a Rodrigo Neves na eleição de Niterói
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Niterói nesta terça-feira, em um gesto de apoio ao pré-candidato à prefeitura Rodrigo Neves (PDT). Lula também participou da inauguração de obras de dragagem no Canal do São Francisco.
Neves, que é ex-prefeito da cidade, atualmente ocupa o cargo de secretário Executivo da prefeitura de Niterói, liderada por seu aliado Axel Grael (PDT).
Durante o evento, Neves foi ovacionado pelos presentes, que demonstraram apoio ao petista e lembraram a importância de Niterói na história de Lula.
O governador Cláudio Castro (PL), o prefeito de Niterói, ministros e outros representantes políticos também estiveram presentes no evento.
Na eleição de 2022, Niterói foi o único município da Região Metropolitana onde Lula venceu o então presidente Jair Bolsonaro (PL), em ambos os turnos.
O investimento de R$ 157 milhões anunciado durante o evento será destinado ao processo de dragagem do canal, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, com o objetivo de ampliar a profundidade do canal de 7 para 11 metros, visando facilitar a passagem de embarcações mais fundas e impulsionar a indústria naval local.
Durante seu discurso, Lula afirmou o compromisso do governo federal em auxiliar o Rio de Janeiro, destacando a importância do estado para o Brasil.
“A gente vai recuperar a indústria naval brasileira, porque não é possível que um país desse tamanho, 90% do comércio ser feito no mar, a gente não pode ter déficit”, declarou o chefe de estado.
Anteriormente, Lula participou da inauguração do Impa Tech, primeira graduação em Matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Já o governador Cláudio Castro (PL) foi vaiado durante o evento em Niterói, onde esteve ao lado do presidente Lula. Esta não é a primeira vez que Castro enfrenta rejeição em eventos onde compartilha o palanque com Lula.