Bomba! Universidade britânica está envolvida com indústria da guerra em Israel
O Trinity College, parte da Universidade de Cambridge, aplicou milhões de dólares em corporações envolvidas na guerra de Israel em Gaza, conforme revelado pelo Middle East Eye.
Documentos obtidos via Lei da Liberdade de Informação detalham que o colégio tem participações significativas em entidades dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, diretamente associadas à operação militar israelense na região.
Até o final de 2023, os registros indicam um investimento de £61.735 (aproximadamente $78.089,84) na Elbit Systems, principal fabricante de armamentos de Israel, responsável por 85% dos drones e equipamentos militares terrestres usados pelo exército do país.
A Elbit, listada na bolsa de Israel e na Nasdaq dos EUA, enfrenta críticas contínuas pelo emprego de seus drones em ataques ao enclave de Gaza.
Adicionalmente, o colégio investiu cerca de £2,5 milhões (em torno de $3,2 milhões) na Caterpillar Inc., empresa norte-americana de maquinário pesado, criticada por fornecer escavadeiras ao exército israelense, o que tem levantado campanhas de boicote contra a companhia.
A Itochu, gigante comercial japonesa, rompeu laços com a Elbit após um pronunciamento do Tribunal Internacional de Justiça (CIJ), sugerindo possíveis atos de genocídio por parte de Israel em Gaza.
Leia a reportagem completa clicando neste link.
Crédito/Foto: AFP