Lula inicia 2024 com alto índice de aprovação, diz AtlasIntel
De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pela AtlasIntel, a gestão do presidente Lula começou o ano com uma taxa de aprovação de 52%, o que representa um aumento de dois pontos percentuais em relação a novembro do ano passado, quando o governo tinha 50% de avaliação positiva.
Simultaneamente, a desaprovação registrou queda, passando de 47% para 43% no mesmo período.
Andrei Roman, diretor da AtlasIntel, atribuiu esses resultados à melhora no cenário econômico, afirmando que “há um clima de otimismo neste setor, com menos pessoas apontando a pobreza e a inflação como problemas da realidade atual.”
Na série histórica, a aprovação do presidente se aproxima da taxa registrada em janeiro de 2023, quando o governo havia iniciado seu mandato.
A pesquisa também avaliou o governo como um todo, registrando um aumento na nota “ótimo” ou “bom”. Em novembro, 43% dos entrevistados classificavam o governo com essa nota, enquanto 45% o consideravam “ruim” ou “péssimo”.
Em janeiro, a avaliação positiva subiu para 42%, enquanto a negativa caiu para 39%. Aqueles que atribuíram a classificação “regular” aumentaram de 11% para 16%.
Quando questionados sobre os principais problemas do Brasil, a segurança pública lidera com 59%, seguida pela justiça e combate à corrupção com 57,6%.
A pobreza, o desemprego e a desigualdade social aparecem em terceiro lugar com 19,3%, e o mau funcionamento da justiça em quarto com 17,5%.
Confira!