Sindicato dos Comerciários segue na luta pela redução da jornada de trabalho
Na última quarta-feira, dia 31, o Sindicato dos Comerciários, junto com líderes do Movimento Vida Além do Trabalho, estiveram em Madureira para dialogar com os trabalhadores sobre a campanha ‘uma folga nunca foi e nunca será o suficiente’, que trata da redução da jornada, sem redução de salário.
“Percorremos o comércio de Madureira para explicar sobre a campanha. Felizmente, tivemos a adesão de muitos trabalhadores, que na mesma hora acessaram o link para assinar a petição pública que queremos entregar em Brasília”, comemora Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Recentemente, Ayer esteve em Brasília, onde em um encontro com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, entregou a ele um ofício sobre a petição que recolhe assinaturas pelo fim da jornada 6×1.
Marinho já se declarou a favor da jornada semanal de 4 dias no Brasil. Também enfatizou que “passou da hora do Brasil discutir” o tema e que a economia suportaria este novo modelo.
Diversas empresas europeias, e algumas no Brasil, já adotaram a escala 4×3, e a discussão, pilar defendido desde sempre pelo movimento sindical, toma proporção a nível internacional.
É necessário fazer esse debate com todos os setores envolvidos: sociedade civil, classe trabalhadora, governo e patrões.
Assim, poderemos encontrar alternativas, que garantam uma jornada menor, menos extenuante. Para isso, precisamos de cada vez mais assinaturas ao projeto”, finaliza Ayer.
Atualmente, a petição onde line já conta com quase 600 mil assinaturas.
Clique aqui para assinar também!