Pico de Calor no Rio: Termômetros Podem Atingir 40 Graus no Domingo
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para enfrentar o auge de uma onda de calor, causada por uma massa de ar quente e seco que abrange significativa parte do território brasileiro, incluindo o estado do Rio de Janeiro. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que os termômetros na capital fluminense podem chegar aos 40°C neste domingo. A situação é agravada pela baixa umidade do ar, prevista em torno de 30%, exigindo atenção redobrada e medidas de hidratação.
Causas do Calor Intenso:
A elevação das temperaturas, acima da média, é atribuída aos efeitos do fenômeno El Niño e ao aumento global da temperatura na superfície terrestre, conforme apontado pelo Inmet. Este panorama sinaliza que o ano de 2023 está caminhando para ser o mais quente desde a década de 1960, com temperaturas projetadas 5°C acima da média em várias regiões do Brasil até o domingo.
Recomendações e Cuidados:
Diante do baixo nível de umidade nos próximos dias, os especialistas aconselham que a população evite a exposição direta ao sol nos horários críticos, umidifique ambientes fechados, utilize protetor solar e mantenha uma hidratação adequada. Essas precauções devem ser estendidas aos animais de estimação.
Variação Térmica e Previsão:
O clima de calor intenso deve persistir nos próximos dias, com a sexta-feira apresentando uma ligeira redução nas temperaturas devido à influência de um sistema de baixa pressão do oceano. Mesmo com essa condição, o calor continuará evidente, como demonstrado pelo bairro de Irajá, na Zona Norte, registrando uma sensação térmica de 42,6°C. O calor intenso deve dar uma trégua somente a partir da próxima quarta-feira, conforme o Sistema Alerta Rio.
Praias e Recomendações:
Enquanto os termômetros sobem, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fornece informações sobre a qualidade das praias. Quinze praias estão em boas condições para banho, incluindo Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Pepino, Vidigal, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha e Urca. Por outro lado, o banho é desaconselhado em praias como Barra de Guaratiba, Joatinga, São Conrado, Botafogo e Flamengo.
Em Niterói, praias favoráveis incluem Gragoatá, Charitas, Jurujuba, Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara, enquanto se desaconselha o banho em Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco e Adão.