Enfermeiro Pedro de Jesus é o novo diretor do Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá
É a primeira vez que um enfermeiro negro assume a função
Ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Pedro de Jesus Silva passou a ocupar o cargo federal como Diretor do Hospital Federal Cardoso Fontes, do Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 26 de julho, edição 141, seção 2.
Para a presidente do Coren-RJ, Dra. Lilian Behring, essa nomeação é algo inédito e coloca em evidência a categoria de Enfermagem.
– Estamos felizes com a nomeação do meu amigo de jornada e ex-presidente do Coren, Pedro de Jesus. Além de sabermos da sua capacidade técnica e administrativa, a nomeação se torna relevante porque é a primeira vez que a rede federal vai ter um diretor Enfermeiro. Isso é inédito e agrega muito valor. E mais, é o primeiro enfermeiro na história do MS a ser diretor de um hospital de alta complexidade – declara a presidente Coren-RJ, Dra. Lilian Behring.
Sobre o novo cargo, Pedro de Jesus declara:
– É um marco histórico e profissional ser o primeiro enfermeiro da história do MS a ocupar um cargo de direção geral de um hospital de alta complexidade. Vejo um avanço na visão administrativa da gestão do Ministério da Saúde em não ter gestares de suas unidades somente por ser da categoria médica, e sim, ampliar para profissionais da área da saúde habilitado e capacitado para gerenciar as unidades, principalmente, com visão sempre para o bem dos usuários do SUS. Não podemos esquecer de destacar a visão de acolher os servidores com respeito e reconhecimento necessário a integralização da assistência – pontua Pedro de Jesus.