Viradouro é a campeã do Carnaval 2024 do Rio
A escola de samba Viradouro conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024, com um enredo inspirado nas crenças voduns de povos africanos e na força das mulheres guerreiras.
O resultado marca a ascensão da escola, que ficou em segundo lugar no ano anterior e em terceiro em 2022.
A confirmação do título veio na penúltima nota do último quesito, garantindo à Viradouro um total de 270 pontos, sete décimos à frente da vice-campeã, Imperatriz.
A escola de Niterói chamou atenção desde o início do desfile, com uma comissão de frente que recebeu nota máxima de todos os jurados, apesar de ter gerado polêmica devido a um suposto desrespeito às regras de número máximo de componentes.
A Viradouro enfrentou um pedido de punição por parte de outras escolas, que alegavam violação das regras de composição da comissão de frente.
A Liesa informou que analisará o recurso e dará um veredito até quinta-feira, 15. No entanto, mesmo em caso de punição, a escola não perderá o título, pois a sanção prevista seria de apenas 0,5 ponto.
As escolas foram avaliadas por 36 jurados, com a menor nota de cada um sendo descartada. A Viradouro, Grande Rio e Vila Isabel permaneceram empatadas até a leitura do quinto quesito, mas a parcial das notas de Enredo fez a Grande Rio perder décimos em todos os jurados.
Além da Viradouro e da Imperatriz, as outras quatro primeiras colocadas foram Salgueiro, Portela, Vila Isabel e Mangueira. Porto da Pedra foi rebaixada para a Série Ouro.
As seis primeiras escolas voltarão à avenida no sábado, 17, para o desfile das campeãs.