Toffoli pode restabelecer afastamento de juízes da Lava Jato

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), está avaliando a possibilidade de restabelecer o afastamento dos juízes federais Gabriela Hardt e Danilo Pereira Júnior da 13ª Vara Federal de Curitiba, encarregada dos processos da Operação Lava Jato.

A medida está sendo considerada após o afastamento anterior, imposto pelo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, ter sido revogado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última terça-feira.

Toffoli tem acompanhado a investigação sobre a conduta dos magistrados, conduzida por Salomão. Ele indicou a interlocutores que as decisões do STF ainda não foram cumpridas pela primeira instância, o que justificaria uma nova intervenção.

Além disso, Toffoli está considerando reintegrar o juiz Eduardo Appio à mesma vara.

Appio foi substituído por Pereira Júnior no ano passado, após ser afastado devido a uma acusação do desembargador Marcelo Malucelli, que alegou que Appio havia ameaçado seu filho em uma ligação telefônica.

No final do ano, Toffoli anulou uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que havia invalidado todos os atos de Appio.

O ministro aguarda o resultado dos procedimentos disciplinares contra Hardt e Pereira Júnior, que deverão ser discutidos na próxima sessão do CNJ, para determinar suas ações futuras.

Com informações do Globo