Terceiro voo da FAB Parte para o Líbano para repatriação de brasileiros

Nesta terça-feira (8), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro, destinado à repatriação de brasileiros no Líbano.

O avião KC-30 decolou da Base Aérea de São Paulo, localizada em Guarulhos, às 12h25, horário de Brasília, com uma escala prevista em Lisboa, Portugal, para reabastecimento antes de seguir para Beirute. A duração do voo até Portugal está estimada em 9 horas e 20 minutos.

A operação de repatriação teve início no último domingo (6), quando o primeiro voo chegou ao Brasil trazendo 228 brasileiros.

Na ocasião, os repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aproveitou para fazer um pronunciamento criticando as ações de Israel.

“Matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana”, foram as palavras do presidente, que também destacou o compromisso do Brasil com a paz e sua posição contrária à guerra.

“O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra.

A guerra só destrói. O que constrói é a paz”, afirmou Lula durante o discurso. A continuação da Operação Raízes do Cedro demonstra o empenho do governo brasileiro em garantir o retorno seguro dos cidadãos brasileiros em meio ao contexto de tensões internacionais.