TCU arquiva processo contra José Sergio Gabrielli

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira, 21, pelo arquivamento do processo que investigava José Sergio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, por supostas fraudes em licitações nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), atualmente conhecido como Polo Gaslub.

Gabrielli, que liderou a Petrobras de 2005 a 2012, havia sido acusado de não tomar medidas contra um cartel que supostamente negociava com ele.

Os ministros do TCU concluíram que não há evidências suficientes que provem o conhecimento de Gabrielli sobre o esquema, que foi posteriormente revelado pela Operação Lava Jato.

O relator do processo, ministro Vital do Rêgo, destacou que “não seria razoável exigir que o então presidente averiguasse ou investigasse os apontamentos deste TCU ainda em apuração, sem qualquer evidência naquele momento de esquema criminoso instalado com a finalidade de acertos em contratação”.

Além disso, o ministro afirmou que “nunca se comprovou o recebimento de qualquer vantagem do ex-presidente no bojo das apurações da Operação Lava Jato”, e que, apesar de seu nome aparecer em depoimentos prévios de alguns inquéritos relacionados ao esquema, Gabrielli não foi formalmente arrolado em nenhum deles.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.