Saiba quantos ônibus foram incendiados nas últimas horas

O Rio de Janeiro testemunhou novamente cenas de violência nesta quarta-feira, com ônibus sendo incendiados e utilizados como barricadas em diferentes pontos da cidade, em resposta a duas operações distintas da Polícia Militar.

O Complexo do Chapadão, na Zona Norte, e o bairro Jardim Gláucia, em Belford Roxo, foram os locais dos incidentes, onde ônibus foram empregados para bloquear o trânsito e incendiados, respectivamente.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (RioÔnibus), no total, 10 veículos — nove municipais e um intermunicipal — foram sequestrados apenas nesta quarta-feira. Em 2024, já foram registrados 87 ataques a ônibus na capital, um número consideravelmente menor em comparação aos 162 casos de 2023.

A Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio (Semove) reportou que, com os dois veículos incendiados em Belford Roxo, o número de ônibus destruídos pelo fogo no estado neste ano chegou a 15, com a maior incidência no município do Rio de Janeiro, seguido por Duque de Caxias e Barra Mansa. No ano passado, 58 ônibus foram incendiados.

A Semove expressou repúdio aos ataques, destacando o impacto negativo para a população que depende do transporte público diariamente. Por sua vez, o RioÔnibus enfatizou a necessidade de medidas eficazes por parte das autoridades de segurança pública para proteger o direito de circulação dos cidadãos.

Este padrão de violência não é novo, como evidenciado pelos eventos de terça-feira, quando um ônibus foi usado como barricada na Cidade Alta e outro foi incendiado em Duque de Caxias, ambos em represália a operações policiais nas áreas.

Com informações do Globo