Sabatina de Galípolo para o BC será realizada na próxima semana
A sabatina do indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, está agendada para a próxima terça-feira, 10, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), conforme informado pelo ministro da Secretaria de Relações Internacionais, Alexandre Padilha.
Padilha confirmou que a data está provisoriamente acertada com o presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e que o governo está trabalhando para garantir a realização da sabatina na segunda semana de esforço concentrado do Congresso, atualmente em recesso branco devido às eleições municipais.
O relator da indicação será o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que planeja apresentar seu relatório na terça-feira. Padilha mencionou que “a expectativa é que possamos ter a sabatina na próxima semana” e que Galípolo iniciará visitas aos líderes e senadores membros da CAE ainda esta semana.
O governo aguarda um momento em que o Senado tenha quórum garantido para a votação no plenário, o que, se não ocorrer na próxima semana, deverá ser adiado para outubro, após as eleições e o retorno das atividades normais do Congresso.
Independentemente da data de aprovação, Galípolo só assumirá o cargo em janeiro, após a saída de Roberto Campos Neto. Padilha negou discussões sobre a antecipação da saída do atual presidente do Banco Central.