Sabatina de Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central é adiada, anuncia presidente da CAE
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), anunciou nesta terça-feira que a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para o cargo de presidente do Banco Central, não será realizada no próximo dia 10 de setembro, como desejava o governo.
O objetivo do governo era confirmar o nome de Galípolo antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 17 e 18 de setembro.
“Ela (sabatina) não será realizada no próximo dia 10, gostaria de comunicar isso”, afirmou Vanderlan aos jornalistas após a reunião do colegiado.
Na segunda-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, havia mencionado a necessidade de realizar a sabatina de Galípolo no dia 10, uma semana antes do início do Copom.
Caso a sabatina não ocorra até essa data, ela também não poderá ser realizada na semana seguinte, devido à regra do silêncio do Banco Central.
Essa norma impede que os diretores comentem sobre política monetária desde a quarta-feira anterior ao Copom até o dia da publicação da ata da reunião, que ocorre na terça-feira seguinte ao encontro do comitê.