Rival de Zinho, miliciano Nanan é morto em confronto na zona oeste do Rio
O miliciano Alan Ribeiro Soares, também conhecido como Nanan ou Malvadão, e um outro homem não identificado foram mortos na noite desta sexta-feira (3) no conjunto João XXIII, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nanan era um dos criminosos mais procurados no Rio, com quatro mandados de prisão em seu nome. Ele liderava uma das milícias atuantes na região e mantinha uma intensa rivalidade com o grupo liderado por Luís Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho.
Apesar de terem sido aliados no passado, Nanan e Zinho vinham travando uma violenta disputa por territórios na região, resultando em conflitos armados e episódios de violência que afetaram a população local. Um desses confrontos culminou na morte de duas mulheres, atingidas por balas perdidas em um tiroteio ocorrido em Santa Cruz em 31 de agosto.
Um dos quatro mandados de prisão contra Nanan foi emitido em 14 de setembro de 2023 pela 1ª Vara Criminal da Capital, relacionado ao assassinato do ex-vereador do Rio de Janeiro e ex-policial civil Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerôminho. Jerôminho foi morto a tiros de fuzil em agosto de 2022, em Campo Grande, na Zona Oeste, e investigações policiais indicaram que Alan Ribeiro Soares teria sido um dos executores do crime, com a suposta ordem vinda de Zinho.
A Polícia foi acionada por volta das 18h30 desta sexta-feira após relatos de um intenso tiroteio na Rua João XXIII, em Santa Cruz. As autoridades encontraram dois corpos com sinais de tiros e, na mesma rua, localizaram uma pistola municiada e quatro carregadores. Acredita-se que o crime tenha ocorrido durante uma tentativa de invasão do conjunto por milicianos rivais.
Nanan era um dos principais membros da milícia liderada por Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, e após a morte deste em junho de 2021, seu irmão Zinho assumiu o comando do grupo. A rivalidade entre Nanan e Zinho começou no final de 2022, marcando um rompimento na organização criminosa.
A disputa sangrenta entre esses dois milicianos tem causado sérios problemas em Santa Cruz, com relatos de tiroteios constantes e grande movimentação de criminosos armados em veículos. Recentemente, diversos homicídios ocorreram na região, sendo que muitas das vítimas tinham ligações com Nanan, aprofundando a violência na área.