Rio adia novamente a implementação do sistema de bilhetagem ‘Jaé’
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o adiamento da implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, conhecido como Jaé. A decisão será comunicada oficialmente durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, no Centro de Operações na Cidade Nova. Este é o quarto adiamento no processo de implementação integral do sistema na cidade.
A Secretaria Municipal de Transporte identificou que não seria possível concluir o cadastramento de todos os usuários necessários para que o sistema começasse a operar exclusivamente a partir de 1º de fevereiro, como estava previsto inicialmente. Esse cadastramento é essencial para a utilização do Jaé em todos os modais de transporte municipal.
A Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana já havia expressado preocupações similares, indicando que o tempo não seria suficiente para integrar o Riocard com o novo sistema de bilhetagem.
Nos últimos dias, o posto de atendimento do Jaé na sede da Prefeitura, localizada na Cidade Nova, registrou longas filas de idosos e pessoas com deficiência tentando se cadastrar no sistema.
Até o momento, não foi estabelecida uma nova data para a implementação completa do Jaé. A continuação dos atrasos reflete os desafios enfrentados pelo município na transição para um sistema de bilhetagem mais moderno e integrado.