Quaest mostra liderança isolada de Paes na disputa pela Prefeitura do Rio
A pesquisa mais recente da Quaest, divulgada nesta terça-feira, revela que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera com 51% das intenções de voto estimuladas para a eleição de 2024, a menos de quatro meses do pleito. A pesquisa, encomendada pela Rádio Tupi, foi realizada presencialmente com 1.145 eleitores entre quinta-feira e domingo.
Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, aparece com 11% das intenções de voto, seguido por Tarcísio Motta (PSOL) com 8%, e Rodrigo Amorim (União) com 4%, ambos dentro da margem de erro de três pontos percentuais. O deputado federal Marcelo Queiroz (PP) registra 2% das intenções de voto. Votos brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 20%, e 4% se declaram indecisos.
O levantamento também apresentou um cenário espontâneo, onde 81% dos entrevistados se mostram indecisos, com Paes recebendo 12% das menções, Ramagem 3%, e os demais pré-candidatos acumulando 2% juntos.
A pesquisa destaca desafios para Paes entre o eleitorado evangélico, onde ele tem 43% das intenções de voto, contra 14% de Ramagem. O prefeito tem buscado fortalecer laços com líderes religiosos para ampliar seu apoio nesse segmento. Entre os católicos, Paes tem uma vantagem maior, com 58% das intenções de voto.
Um possível segundo turno entre Paes e Ramagem também foi simulado, resultando em 57% das intenções de voto para Paes e 27% para Ramagem, com 14% indicando votos brancos, nulos ou a intenção de não votar, e 2% indecisos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-04459/2024, com um nível de confiança de 95%.