Presidente da Comissão de Transportes defende encampação da Supervia

Foto: Tania Rego / Agencia Brasil

Deputado estadual Dionísio Lins (PP) propôs ao governador Claudio Castro (PL) que o governo assuma transporte de trens; projeto de lei da deputada Dani Balbi (PCdoB) pede a estatização

Não é de hoje que transporte de trens no Rio de Janeiro está em péssimas condições. A situação é resultado de anos de privatização do sistema. Mas isso pode mudar.

De acordo com o jornalista Filipe Vidon do Extra, o presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins (PP), sugeriu ao governador Cláudio Castro (PL) que só a encampação da Supervia poderá revelar a profundidade dos problemas da empresa.

Lins disse ter ficado surpreso com a liminar concedida pela titular da 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, para que a concessionária não tivesse o serviço prestado interrompido.

“Vou solicitar ao governador através da Comissão de Transportes, que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorra para cassar essa liminar. Creio que a encampação através da Central Logística da Secretaria de Transportes seja a solução para que os usuários voltem a ter o mínimo de dignidade nesse modal.

A Supervia transporta hoje, diariamente, cerca de 390 mil passageiros em uma malha de 270 km e 104 estações.

Deputada apresentou PL na ALERJ para estatizar o transporte de trens no estado

No início do ano, a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) resolveu radicalizar contra a SuperVia, concessionária que administra o sistema ferroviário de passageiros no Rio. Ela apresentou projeto de lei 394/2023 na ALERJ pedindo a extinção da concessão da SuperVia, passando os serviços diretamente pelo poder concedente. Ou seja, devolve ao estado a obrigação de gerenciar o sistema. 

Tagged: ,