Prefeitura do Rio inaugura primeiro centro de atendimento especializado em autismo

O primeiro Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) da cidade do Rio de Janeiro foi oficialmente inaugurado pela Prefeitura nesta quarta-feira, 31.

Destinado a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com autismo, o espaço está situado no Centro Municipal de Reabilitação Instituto Oscar Clark, localizado no bairro do Maracanã.

O centro oferecerá atendimento multiprofissional para pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de transtorno do espectro autista, proporcionando terapias de reabilitação individualizadas.

Uma variedade de especialidades estará disponível, incluindo fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia.

A capacidade de atendimento da unidade é de até 150 pessoas por semana, e os encaminhamentos para o centro serão realizados previamente pelas clínicas da família ou pelos centros municipais de saúde.

O ambiente do centro foi cuidadosamente projetado para acomodar as necessidades das crianças, incluindo uma sala chamada de “aconchego” que proporciona um ambiente de baixo estímulo, adequado para momentos de agitação.

Além disso, há uma sala sensorial equipada com diversos dispositivos, como uma tirolesa e parede de escalada.

O centro também oferece espaços para atividades em grupo, com jogos destinados a estimular a comunicação, juntamente com brinquedos terapêuticos e instrumentos musicais que favorecem o desenvolvimento infantil.

Para acessar os serviços oferecidos pelo centro, os usuários devem procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde para avaliação, que incluirá testes diagnósticos adequados ao seu quadro clínico. Caso haja recomendação para atendimento especializado, o paciente será encaminhado pelo Sistema de Regulação (SISREG).