Prefeitura do Rio anuncia novo sistema de ônibus que já nasce velho
Nova frota será movida por diesel EURO VI, combustível que é mais sustentável do que o diesel normal, mas que não zera emissões como veículos elétricos
A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (22/07) o edital da consulta pública para a nova licitação do sistema de ônibus da cidade. O projeto prevê uma frota renovada e um sistema integrado de transporte no município.
A coletiva contou com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD), do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e da secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
O antigo Sistema Público de Transporte por Ônibus (SPPO) será substituído pela Rede Integrada de Ônibus, chamada Sistema Rio. O pagamento em dinheiro a bordo será eliminado, passando a ser exclusivamente eletrônico. Além disso, todos os ônibus contarão com tecnologias inteligentes, como carregadores para celular, sensores de temperatura, avisos sonoros da próxima parada, botão de pânico e câmeras de segurança.
A frota será totalmente renovada, com três categorias de veículos zero quilômetro, movidos a diesel EURO VI. O diesel EURO VI oferece menor emissão de poluentes em comparação com padrões anteriores, enquanto veículos elétricos proporcionam zero emissão direta de poluentes e são mais eficientes em termos energéticos.
“Utilizar o diesel EURO VI é um avanço, mas se a prefeitura do Rio realmente estivesse preocupada com a questão ambiental, teria optado por veículos elétricos”, diz um especialista. “É uma novidade que já nasce velha”, conclui.
