Polícia Federal apreende 160 kg de cocaína em pneus de caminhão em Maricá
MARICÁ – Uma operação significativa da Polícia Federal resultou na apreensão de 160 kg de cocaína na noite de sexta-feira (8) em um galpão em Maricá, Rio de Janeiro. A droga estava habilmente escondida em oito pneus de um caminhão, sendo que um único pneu continha 44 kg do entorpecente. O caminhão transportava a cocaína desde o Mato Grosso do Sul.
Esta apreensão faz parte da Operação Sanctus, conduzida pela PF no Mato Grosso do Sul, que visa desarticular uma quadrilha envolvida no contrabando de drogas. A quadrilha operava a partir de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, transportando os entorpecentes ilícitos principalmente em pneus de caminhões de carga para destinos no interior do Paraná e Rio de Janeiro.
Após a descoberta em Maricá, a Polícia Federal contou com a assistência dos militares da Marinha do Brasil. Esta colaboração foi crucial para a retirada da droga dos pneus e o transporte seguro do material apreendido para a superintendência da PF, localizada na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.
Os militares da Marinha estão atuando no Porto do Rio de Janeiro em uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e a sua participação foi fundamental para o sucesso dessa operação da PF.
A apreensão marca um passo importante no combate ao tráfico de drogas no Brasil, demonstrando a eficácia das operações coordenadas entre diferentes forças de segurança e a complexidade dos métodos utilizados pelos traficantes para tentar burlar as autoridades.