PGR cogita reabrir inquérito da CPI da Covid contra Bolsonaro
Paulo Gonet, o Procurador-Geral da República, está considerando a reabertura de um inquérito anteriormente arquivado ligado às investigações da CPI da Covid, que buscou apurar responsabilidades na gestão da pandemia no Brasil.
A notícia vem do Globo, que também informa sobre uma reunião programada entre Gonet e membros do Congresso que participaram da comissão, agendada para esta terça-feira, 19.
Este inquérito, inicialmente encerrado pela gestão de Augusto Aras, predecessor de Gonet, pode ser reativado com base em recomendações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
No fim do ano passado, Mendes instruiu a nova liderança da Procuradoria-Geral da República a investigar alegadas falhas do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a crise sanitária, contrapondo-se à conclusão anterior da PGR que absolveu Bolsonaro de qualquer responsabilidade.
O foco da potencial reabertura é investigar as “ações e omissões” no Ministério da Saúde sob a gestão de Eduardo Pazuello, com especial atenção à crise no sistema de saúde do Amazonas em início de 2021.
Em 2021, o relatório final da CPI da Covid sugeriu o indiciamento de Bolsonaro e outras 65 pessoas por diversos crimes, incluindo epidemia com resultado de morte e crimes contra a humanidade. Bolsonaro negou as acusações, alegando esforços para adquirir vacinas assim que possível.
Augusto Aras defendeu a independência funcional da equipe da PGR que atuou nos casos relacionados à Covid-19, enfatizando que as decisões tomadas foram confirmadas pelo STF e que qualquer insatisfação pode ser contestada judicialmente.