PF deflagra Operação Estelião II contra fraudes em benefícios previdenciários no Rio

Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Federal lançou a Operação Estelião II, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida em fraudes em benefícios previdenciários em diversos municípios do Rio de Janeiro.

A operação de hoje incluiu o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, 12 mandados de busca e apreensão, e três medidas cautelares, incluindo o afastamento de dois servidores públicos.

Os mandados foram executados nas cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Belford Roxo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

Essa é a segunda fase da operação iniciada em 19 de dezembro de 2023, quando foram cumpridos mandados de prisão e busca.

Naquela ocasião, foram apreendidos 27 cartões bancários em nome de terceiros, 70 documentos falsos, e um manuscrito com informações detalhadas sobre 21 benefícios previdenciários fraudulentos.

Também foi apreendida uma carteira da OAB/RJ obtida ilegalmente por meio de documentos falsificados.

A análise do material apreendido confirmou a existência de 27 benefícios previdenciários fraudulentos, em sua maioria obtidos em 2010, resultando em um prejuízo de R$ 8,71 milhões aos cofres públicos.

Entre os envolvidos, foram identificados gerentes bancários, servidores do INSS e outros colaboradores que participavam da execução das fraudes.

A Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados no valor de R$ 8,71 milhões, além do sequestro de 11 imóveis. A operação contou com apoio da Inteligência da Previdência Social e da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários da PF/RJ.

Os investigados responderão por crimes como associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro, com penas que podem superar 26 anos de prisão.