Pesquisa Ipsos revela qual a principal preocupação dos brasileiros
Uma nova pesquisa do Instituto Ipsos, destacada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira, 26, mostra que a saúde pública ascendeu novamente ao topo das preocupações no Brasil, com 42% dos entrevistados identificando-a como o principal desafio do país.
Este número é um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao levantamento de março.
O foco na saúde pública supera a média global de 23% e ocorre num contexto de um grave surto de dengue que já resultou em 1.792 mortes este ano, segundo o Ministério da Saúde.
Paralelamente, o Ipec conduziu um levantamento sobre a percepção das ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva na área da saúde, onde 42% dos participantes classificaram as medidas como “ruins” ou “péssimas”. Apenas 29% das avaliações foram “boas” ou “ótimas”.
Marcos Calliari, CEO da Ipsos, apontou ao jornal que pela segunda vez desde o início do terceiro mandato de Lula, mais da metade dos entrevistados (53%) acredita que o Brasil está caminhando na direção errada.
A pesquisa, que abrangeu 25.302 pessoas de 29 países, incluiu cerca de mil brasileiros de 16 a 74 anos, majoritariamente de áreas urbanas e com maior acesso à internet. A margem de erro do estudo é de 3,1 pontos percentuais.