No Rio, espetáculo “Antes da Aula” entra em cartaz nesta semana em Santa Teresa
Peça aborda temas como a saúde mental dos professores e a relação entre a escola e o conhecimento dos alunos
Uma professora de Artes encara a turma mais difícil do colégio e, junto com os seus alunos e alunas, vive um ano inesquecível. Este é o enredo do espetáculo “Antes da Aula”, um monógolo encenado pela atriz Aline Olivieira que entra em cartaz no dia 15 de julho no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, localizado no bairro de Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
Com texto de Felipe Barenco e direção de Julio Adrião e Florência Santángelo, a peça de autoficção tem como base materiais autobiográficos de Aline, revelando sua vivência como professora de Artes em uma escola pública da zona Norte da capital fluminense. Além disso, a dramaturgia incorpora textos e fragmentos de cartas escritas por seus alunos, proporcionando uma narrativa autêntica que retrata as experiências e o cotidiano desses jovens.
“Um espetáculo nasce de um desejo, de uma intuição ou de uma necessidade que precisa ser vivenciada, decifrada e compartilhada. “Antes da Aula” junta tudo isso e muito mais, pois sua origem remonta a uma experiência real da atriz, professora e escritora Aline, que compreendeu que tinha diante de si uma missão. Percebi que sua missão também era meu compromisso, pois a cena embrionária da peça surgiu durante uma oficina que eu ministrei em 2019. Assim, assumimos essa colaboração e o processo foi gestado ao longo de três anos”, conta Julio Adrião, codiretor do espetáculo.
A peça aborda os desafios encontrados no ambiente escolar, onde surgem conflitos, questões sociais complexas, mas também a beleza da humanidade. A obra levanta questões importantes, como a saúde mental dos profissionais da educação e a relação entre a escola e o conhecimento dos alunos. O texto leva em conta o potencial dos estudantes como produtores de cultura e protagonistas na apreciação artística.
Além da produção e apresentação do espetáculo, o projeto, que recebeu apoio do edital de Fomento à Cultura (FOCA), promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, também contempla uma série de ensaios abertos seguidos de discussões no evento “Depois da Aula”, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino. As temáticas abordadas nesses encontros incluem arte e educação, o papel do artista-educador e a importância da cultura.
A proposta inclui ainda a criação de um podcast com o material compilado ao longo do projeto, bem como o lançamento da publicação “Intervalo”, ilustrada por uma ex-aluna da rede municipal que, atualmente, é graduanda em Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A publicação incluirá os contos que serviram de inspiração para o espetáculo e será distribuída gratuitamente nas 11 bibliotecas municipais, além de ser sorteada durante a temporada. Ao longo da temporada, haverá também sessões com acessibilidade em LIBRAS.
Serviço
Temporada de circulação: de 15 de julho a 23 de agosto de 2023
Entrada: gratuita
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos
Programação
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Teatro Ruth de Souza)
Quando: 15, 16, 22, 23/07 (sábados e domingos às 16h), e 30/07 (domingo às 16h e 19h)
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Teatro Noel Rosa (UERJ)
Quando: 02/08 (quarta às 16h e 19h) e 03/08 (quinta às 19h)
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524. Maracanã
Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian (Teatro Gonzaguinha)
Quando: 24/08 e 25/08 às 19h (quinta e sexta)
Endereço: R. Benedito Hipólito, 125 – Praça XI