Niterói mantém casos de dengue sob controle com método inovador e 100% científico
A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, implementou medidas eficazes contra as arboviroses, conseguindo estabilizar a incidência dessas doenças em 0,9 por cem mil habitantes.
Esta iniciativa se destaca frente aos números alarmantes da capital Rio de Janeiro, que registra uma incidência de 3,9 mil casos por cem mil habitantes.
Entre as ações realizadas, destacam-se as vistorias de imóveis abandonados por fiscais sanitários e o trabalho intensivo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate ao Aedes aegypti, vetor das arboviroses, alcançando 205 mil imóveis.
Aproximadamente 300 servidores estão dedicados ao projeto, com visitas diárias a 5 mil imóveis e mutirões nos finais de semana.
Além do esforço de campo, o CCZ promove atividades educativas nas escolas e em colaboração com o Programa Médico de Família.
Anamaria Schneider, secretária municipal de Saúde, ressalta a importância da atuação dos agentes do CCZ e a parceria com a Fiocruz no Projeto Wolbachia, que introduz mosquitos com menor capacidade de transmissão de vírus.
“Esse trabalho que é feito de combate às arboviroses é fruto da dedicação dos nossos agentes”, destaca.
“É um trabalho de prevenção que também passa pelas atividades de conscientização desenvolvidas em palestras lideradas por esses profissionais em unidades de saúde, escolas e também nas praças da cidade”, esclarece.
“Vale destacar ainda que através do Projeto Wolbachia, em parceria com a Fiocruz, se mantém um cenário positivo dos casos das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti”, celebra.
Niterói se orgulha de ser a primeira cidade do Brasil a cobrir 100% de seu território com o método Wolbachia, apresentando uma redução significativa nos casos de dengue, chikungunya e zika.
O secretário-executivo e ex-prefeito, Rodrigo Neves, celebra os resultados do projeto iniciado em sua gestão em 2014, que tem mostrado eficácia na preservação da saúde pública.
“Graças a uma iniciativa de nosso governo em 2014 em parceria com a Fiocruz, assim como fizemos na pandemia, com objetivo de garantir saúde e salvar vidas dos niteroienses”.
A Secretaria Municipal de Saúde relata uma diminuição notável nos casos de dengue desde a implementação do projeto Wolbachia, com apenas 9 casos confirmados até agora.
Esses resultados são fruto da combinação de estratégias de combate, monitoramento e educação, demonstrando o comprometimento de Niterói com a saúde pública e a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos.