Mais de 30 milhões de eleitores votam no segundo turno das eleições municipais de 2024

Neste domingo, 27 de outubro, mais de 30 milhões de eleitores estão habilitados a votar no segundo turno das eleições municipais de 2024, que acontece das 8h às 17h, horário de Brasília.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a votação ocorrerá em 51 municípios, incluindo 15 capitais.

O município de São Paulo lidera em número de eleitores, com mais de 9 milhões de pessoas aptas a votar. Belo Horizonte vem em seguida, com quase 2 milhões de eleitores, enquanto Fortaleza e Manaus contam com 1,8 milhão e 1,4 milhão, respectivamente. Palmas registra o menor número entre as capitais, com pouco mais de 209 mil eleitores.

O segundo turno é necessário em cidades com mais de 200 mil eleitores e ocorre quando nenhum candidato alcança mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Nesta etapa, competem apenas os dois candidatos mais votados. Segundo o TSE, 102 candidatos disputam o cargo de prefeito, sendo 15 mulheres. Na disputa para vice, 42 mulheres enfrentam 60 homens.

A votação é obrigatória para brasileiros entre 18 e 70 anos, sendo facultativa para quem tem 16 ou 17 anos, mais de 70 anos ou é analfabeto.

Prioridades na fila incluem idosos, grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, entre outros. Eleitores podem consultar seus locais de votação pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE a partir de 3 de setembro.

Aqueles sem biometria podem votar com documento oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório se o eleitor tiver biometria cadastrada e usar o e-Título.

Quem não puder votar deve justificar a ausência até 7 de janeiro de 2025 para evitar multas e outras penalidades, como impedimentos na emissão de documentos e inscrição em concursos públicos.

No dia da eleição, não é permitido usar celulares ou outros dispositivos eletrônicos na cabine de votação para garantir o sigilo do voto. Manifestações individuais e silenciosas são permitidas, mas aglomerações ou propaganda explícita são ilegais.

Entre as capitais com segundo turno, São Paulo destaca os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) compete com Bruno Engler (PL), enquanto em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) disputa com André Fernandes (PL).

Cidades como Guarulhos, Niterói, Ribeirão Preto e Londrina também participam do segundo turno, mostrando a diversidade política e a importância do evento em todo o país.